sábado, 17 de abril de 2010

1. A Cultura Clássica Grega e as Raízes da Medicina Ocidental


Foi entre grandes civilizações, como Índia e Egito, que surgiu a civilização grega. Ela teve muita influência em diversos campos na chamada civilização ocidental, ou seja, européia. É que o Império Romano, que “colonizou” toda a Europa, “herdou” da Grécia parte de sua cultura e difundiu.
Um dos processos culturais difundidos foi o conhecimento do processo saúde- doença. Os gregos procuravam uma explicação racional para as doenças , fundamentando o que vem a ser chamado de “medicina científica”.
Já nos séculos VI ao IV a.C. eles descartaram os elementos mágico-religiosos como causadores das doenças. Os gregos mais importantes foram Alcmeón de Crotona, e Hipócrates de Cós, considerado o pai da Medicina Científica.
Havia duas linhas na medicina grega. A primeira dizia que as doenças diferentes podem ter causas e sintomas iguais. Os defensores desta linha preconizavam a terapêutica intervencionista localizada nos exames diretos nos doentes. A segunda linha valorizava mais o prognóstico, onde as doenças eram vista dentro do quadro de cada indivíduo. A terapêutica era apoiada nas reações defensivas naturais, pois, segundo essa concepção, não havia doenças, mas doentes. Esta segunda linha é a hipocrática, pois foi Hipócrates seu fundador e defensor.

Fonte: GUTIERREZ, P.R; OBERDIEK, H. I. Concepções sobre a saúde e a doença. In: ANDRADE, S.M.; SOARES, D.A; CORDONI JUNIOR, L. Bases da Saúde Coletiva. Londrina: Eduel,2001. P. 08-10.

Nenhum comentário:

Postar um comentário