domingo, 25 de abril de 2010

Quem foi Florence?



Florence Nightingale nasceu em 12 de maio de 1820 na cidade italiana de Florence, onde sua família de origem inglesa residia temporariamente. Educada pelo seu pai, aprendeu grego, latim, francês, alemão e italiano, história, filosofia e matemática. Quando tinha 16 anos, acreditou ter ouvido a voz de Deus conclamá-la para uma missão. Interessou-se então pela enfermagem.
Durante a guerra da Criméia, entre 1854 e 1856, integrou o corpo de enfermagem, ocupando o cargo de enfermeira-chefe do exército britânico. Como enfermeira, ela percebeu que a falta de higiene e as doenças matavam mais soldados do que a própria guerra. Através de gráficos, ela mostrou sua observação de forma clara aos generais e membros do parlamento, para que os mesmos pudessem compreender a situação.
Para reduzir a mortalidade nos hospitais de campanha, Florence procurou sempre deixar o ambiente arejado e limpo. Através disso, ela conseguiu reduzir a taxa de mortalidade em seu hospital militar de 42, 7 % para 2,2%.
Todas as noites, Nightingale fazia a ronda, carregando uma
pequena lamparina, parando para confortar ou cuidar dos pacientes, ficou assim conhecida entre os militares como a Dama da Lamparina. Sua lamparina tornou-se símbolo da enfermagem.
Em 1860, Florence funda a primeira escola de enfermagem no mundo. Tendo em Florence o marco da enfermagem moderna.

Nenhum comentário:

Postar um comentário