domingo, 25 de abril de 2010

História da Enfermagem

A profissão surgiu do desenvolvimento e evolução das práticas de saúde no decorrer dos períodos históricos. As práticas instintivas foram as primeiras formas de prestação de assistência. Sendo elas associadas ao trabalho feminino. Mas com o passar dos tempos, a cura passou a significar poder, dessa forma, o homem aliando conhecimento e misticismo apoderou-se dele.
As únicas referências acerca da enfermagem na antiguidade, estão relacionadas com a prática domiciliar de partos e atuação, ainda pouco clara, de mulheres pertencentes a classe social mais elevada que prestavam atividades de assistência nos templos, junto com os sacerdotes.
A partir do século V a.C, com filósofos como Hipócrates, a prática de saúde passa a ser baseada essencialmente na experiência, no conhecimento da natureza, no raciocínio lógico e na especulação filosófica.
As práticas de saúde monástica- medievais focalizavam a influência dos fatores sócio-econômicos e políticos, além da relação destas com o cristianismo. Essa época corresponde ao aparecimento da enfermagem, ainda como prática leiga, desenvolvida por religiosos.
Durante os movimentos renascentistas e Reforma Protestante, a enfermagem ficou enclausurada nos hospitais religiosos, permanecendo empírica e desarticulada durante muito tempo. Os hospitais naquela época eram locais insalubres, considerados depósitos de doentes.
Sob exploração deliberada, a enfermagem foi considerada um serviço doméstico, pela queda dos padrões morais que a sustentava, tornando-se indigna e sem atrativos para as mulheres de casta social mais elevada.
A partir da Revolução Industrial, e com o surgimento de alguns movimentos reformadores de iniciativa religiosa e social, tenta-se melhorar as condições do pessoal a serviço dos hospitais.
Mas foi a partir de Florence e de suas idéias simples, mas inovadoras, que surge a enfermagem moderna.

A história da enfermagem está intrinsecamente ligada às práticas e percepções de saúde conforme as mudanças de pensamento do homem, portanto, é um processo dinâmico. Esse histórico trás de modo sucinto os principais fatos que ocorreram antes de Florence Nightingale.

Nenhum comentário:

Postar um comentário